quinta-feira, 23 de setembro de 2010

JÔ, tem manual?

Olá, pessoal!!!
Divulgando a criação deste blog, mandei e-mail para meu amigos e recebi uma resposta contendo perguntas de uma grande amiga e excelente psicóloga, Karine Mesquita: "Tem um manual de QV? Onde encontro?" É claro que ela fez essa pergunta pra me provocar e como ela é sempre de um bom humor contagiante eu ri muito com a brincadeira. Depois parei pra pensar e percebi que isso daria um post novo que começa agora...

Vivemos na era do manual: como ser feliz, como conquistar o primeiro milhão(quando eu descobrir, prometo que conto!), como ser a mulher dos sonhos de todo homem (ou o homem dos sonhos de toda mulher ou qualquer combinação possível entre os gêneros masculino e feminino!).
E como o assunto Qualidade de Vida está muito em voga, não podia deixar de ser, existem muitos manuais de QV. Não necessariamente um livro "Como ter QV", mas o assunto quase sempre gira em torno de fórmulas e receitas prontas: beba muita água, pratique exercícios físicos, consuma ração humana, não guarde rancor, seja pró-ativo.
Não digo que essas dicas sejam condenáveis ou inúteis, pelo contrário, são bastante úteis e verdadeiras, mas colocadas como palavras de ordem do tipo BEBA COCA-COLA dão a falsa impressão de que são coisas muito simples de conquistar, tão simples quanto beber uma coca-cola. Será que são?
Penso que não, até porque se perguntarmos para uma pessoa que guarda rancor porque ela se comporta desta maneira ela nos dará uma justificativa plausível. Mas esse é assunto pra um outro post.
O que quero afirmar no momento é que QV de vida é uma coisa pessoal e que demanda atitude, cada um tem uma percepção única do que ela vem a ser, portanto, não basta ler um manual, é preciso olhar para dentro de si, da sua vida, das suas relações e se perguntar como está a minha QV?

Proponho um desafio, são 4 perguntas aparentemente simples que serão um bom indicativo de como está a QV de vocês e poderão ser um motor propulsor rumo à sua ampliação. Vamos lá?
1- Se pudesse, o que eu mudaria na minha vida hoje?
2- O que eu gosto de fazer?
3- Com que frequência faço as coisas que gosto de fazer?
4- Que escolhas estou fazendo para ter a vida que quero?


Aceitem o desafio e depois me contem como foi.
bJÔ e até a próxima.

4 comentários:

  1. Olá, Jô!
    Como fiquei feliz em receber seu email e saber que agora vc tb está desbravando a "blogsfera"!
    Amei os posts e tenho certeza que os próximos tb serão excelentes!
    Beijinhos pra ti!
    Taísa

    ResponderExcluir
  2. Oi Jô! Parabéns pelo blog! Gostei muito do texto, me fez refletir bastante.
    Já sou uma seguidora, viu....hehehe
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Seja bem vinda!
    Eu adorei TUDO!!!
    Bjs Bjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas! que bom que gostaram!!
    Ju, que bom que os posts te fizeram refletir, se quiser, compartilhe conosco algumas destas reflexões, ok? Será muito útil!
    bjosssssssssssss

    ResponderExcluir